terça-feira, 28 de setembro de 2010
Analise do jogo
O jogo F1 2010 que será lançado no mês de setembroteve suas fantásticas características reveladas nesta quinta-feira, em Londres. ACodemasters caprichou nos detalhes do game, valorizando inclusive a física do carro, da pista e do tempo com sua tecnologia Ego, para aplicar um belo upgrade no realismo das corridas.
O sistema de carreira está ainda mais elaborado, conferindo melhor noção sobre o que é ser piloto de Fórmula 1 com direito a experimentar a vida nos paddocks. Eles ainda contrataram o ex-piloto de Minardi, BAR e Super Aguri,Anthony Davidson, para avaliar e comentar o game ultramoderno.
O piloto possui muito mais poder que nas versões lançadas anteriormente. É possível trabalhar o consumo do motor, bem como prejudicá-lo utilizando-o de maneira inadequada. Também existe a possibilidade demover os flaps ajustáveis da asa dianteira.
A simulação de pista também não deixa a desejar. Nas sextas-feiras, dia dos primeiros testes do fim de semana, o jogador sentirá a pista com baixa aderência. Deve-se entender o modo como a pista melhora no traçado dos carros e escolher o melhor momento para se classificar no sábado. O game recalcula o nível de aderência a cada 30 cm percorridos!
A sensibilidade atinge os erros de pilotagem, como sujar os pneus quando deixa o carro escapar para a grama, ou a frenagem feita fora do trilho ideal. A chuva é outro fator de destaque. Nesses casos, podem formar poças, que serão especialmente úteis quando parar de chover e o piso secar: o piloto precisa ir buscar água para manter a integridade dos pneus.
As colisões adquirem realismo na medida em que choques de asa ou roda podem danificar a suspensão, por exemplo. Além disso, os pedaços soltos na pista resultantes de batidas eventualmente causarão novos acidentes. Alguns danos poderão ser corrigidos nos boxes, mas o piloto tem de estacionar corretamente, do contrário poderá atropelar mecânicos da equipe!
O site F1 Fanatic, que nos informou sobre vários aspectos do jogo, destacou também a influência da pilotagem no desempenho do carro. Repetidas travagens de roda podem ocasionar bolhas nos pneus, ou até mesmo o seu estouro.
Os seus adversários não serão tão condescendentes como nos jogos que você conhece. Agora eles irão tentar defender a posição na pista, em vez de aceitar facilmente cada ultrapassagem. Os pilotos ainda carregam suas características pessoais, como aqueles que se destacam no molhado ou se relacionam bem com a pista, a exemplo de Felipe Massa, sempre forte no circuito da Turquia.
Os duelos internos de equipe refletirão no comportamento das próprias equipes. Assim, caso você esteja superando seu companhiero, terá o privilégio de receber atualizações do bólido antes dele. No jogo, você também passará por experiências fora do carro, passando por dentro da própria garagem e do caminhão da equipe.
Mais do que isso: também irá lidar com os jornalistas ávidos por fazer-lhes perguntas quando sair de seu motorhome. Os fãs pedirão autógrafos e você ainda pode ter a ousadia de criticar o próprio time nasala de entrevista coletiva.
A descrição do jogo é tão aderente à Fórmula 1 real, que só falta os pilotos começarem a reclamar da falta de ultrapassagens nas corridas. Não, não, definitivamente esse não deve ser um problema a se enfrentar no video game ou no seu computador. Mas o game realmente deixa certas lacunas em branco.
O safety car está fora do jogo mais uma vez, e a volta de apresentação foi removida. A Codemasters explicou que esses fatores pouco acrescentaram ao game, por essa razão foram deixadas de lado. Mas eles confessam que o Mercedão prateado está sendo estudado para 2011. Quem sabe eles não mudam de ideia?
Todas as bandeiras estarão presentes, incluindo a vermelha, que executa a interrupção da prova. São permitidos até 13 jogadores no multiplayer online. Se você sonha com um jogo que possua categorias de base para elevar a empolgação promovida pelo modo “carreira”, esta hora ainda não chegou. Tais restrições não puderam ser superadas, e a Codemasters imagina que ainda levará um bom tempo para chegarmos lá.
Mas é evidente que o game em questão tem tudo para ser, de longe, o melhor da história da F-1 já lançado até então. Para você, fã da F-1, 2010 parece ser um ano bem interessante para aposentar seu PS2 ou Xbox e correr atrás de um PS3 ou Xbox 360. Para quem prefere o PC, o cobiçado F1 2010 também estará disponível. Esfregue as mãos, você não perde por esperar esse lançamento…